segunda-feira, 14 de junho de 2010

"Novo Nascimento"

João 3:1-10

Quantos de nós não sabemos João 3:16? Sabemos muito bem que Deus amou o mundo de tal maneira, mas não sabemos como é nascer de novo. Muitos se dizem crentes, que tiveram uma experiência de salvação, mas na verdade nunca foram nascidas de novo, muitos que estão pregando, tomando conta de igrejas ainda não nasceram de novo.

Veremos primeiramente quem não é nascido de novo:

1- Por herança – Aqueles que nasceram fisicamente em um lar cristão, aqueles que cresceram ouvindo de Deus, fizeram seminário e hoje é pastor ou esposa de pastor, mas na realidade ainda não nasceu de novo. Muitos que estão no evangelho na verdade são religiosos ao invés de nascidos de novo. Podemos decidir quantas vezes nós quisermos, mas sem o Espírito de Deus nunca vai nascer de novo. Porque o nascido da carne é carne.

2- Por fazer tudo certinho – Mesmo que aparentemente não fazemos nada errado, que anda como um verdadeiro crente, mas isso também não quer dizer nada.

3- Por aparência – Por estar também tão bem vestido, anda como um bom crente, mas que na verdade por dentro está nu. Temos que lembrar que como chegamos ao evangelho não importa como estamos, seja de brinco, de tatuagem, com cabelo comprido, nada disso importa, porque o que a mudança do evangelho vai fazer na vida dele é o que vai contar. Jesus começa no interior para depois fazer no exterior. “Coração do homem é terra que ninguém anda”, quem conhece os nossos corações somos nós mesmos, cada um sabe o que se passa em seu coração. Muitas coisas que impressionam o homem não impressionam a Deus, mas o que impressiona a Deus muitas das vezes não impressiona o homem. Não é porque uma casa tem quadros de grandes passagens bíblicas não quer dizer que é uma família que está aos pés do Senhor.

Agora vamos ver como é que vemos que somos nascidos de novo:

1- Comunhão com Deus – Quais os valores que damos para o tempo que temos dedicado a Deus.Temos uma boa evidência de novo nascimento quanto temos a oportunidade de pecar e não pecamos porque temos que ver tudo do modo como Deus está vendo, analisando que tudo que estamos fazendo Deus está conosco, vendo e participando daquele momento só esperando qual a nossa reação diante da tentação.

2- Comunhão com os irmãos – Ninguém pode dizer que é nascido de novo, mas não se relaciona com as pessoas. Quem tem domínio próprio, não tem o espírito de rebeldia, aos que são nascidos de novo tem um bom relacionamento com as pessoas.

3- Os pensamentos são do alto – Quando temos a liberdade de pensar o que pensamos? Será que temos pensado das coisas de Deus? Das coisas do alto? Porque nós somos aquilo que pensamos, os nascidos de novo pensam nas coisas do alto.

4- O tempo é investido para Deus – Quanto tempo tem gastado para Deus? Temos investido tempo para aprender mais de Deus?

5- O nosso dinheiro – Temos que ver que todo o nosso dinheiro é para investimento no reino de Deus. Quem anda com Deus e é nascido de novo, ganha o máximo, economiza o máximo, para investir o máximo para o Reino de Deus. O nascido de novo gasta o seu dinheiro nas coisas de Deus.

Temos que cuidar para que não sejamos religiosos diante de Deus, porque se não somos nascidos de novo corremos o risco de seguir Jesus de longe e assim fazer como Pedro fez, corremos o risco de negá-lo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário